top of page

Perguntas Frequentes

Medical Checkup

Como o Teste do Olhinho Ampliado pode proteger a visão?

A visão é valiosa e a missão do Teste do Olhinho Ampliado é protegê-la - especialmente em recém-nascidos. O exame e a intervenção precoce são ferramentas poderosas, e as maternidades que trabalham com o Teste do Olhinho Ampliado disponibilizam isso para os pais. Mesmo bebês que parecem saudáveis podem sofrer de condições que acarretam no risco de déficits de visão graves e potencialmente permanentes. A maioria das patologias está associada à parte de trás do olho - a retina - e especialistas treinados podem identificá-las em imagens - especialmente se apoiadas por Inteligência Artificial dedicada.

O que é o Teste Do Olhinho Ampliado?

O exame é indolor, não invasivo e muito eficaz. O Teste do Olhinho Ampliado captura imagens de toda a parte de trás do olho (retina) tiradas por uma câmera de fundo de olho grande angular portátil. As imagens são enviadas para que médicos altamente especializados no Brasil e na Universidade de Stanford - apoiados por uma Inteligência Artificial de diagnóstico - identifiquem os recém-nascidos que apresentam anormalidade na visão. O resultado é imediatamente entregue ao médico solicitante, que determinará um exame adicional se necessário.

O procedimento é seguro?

A imagem da retina em recém-nascidos foi realizada em mais de 300.000 bebês em todo o mundo sem nenhum evento adverso. O exame é feito também em bebês prematuros. A captura das imagens é realizada por enfermeiras altamente treinadas e é mais rápida (5 minutos) e mais confortável para o bebê do que a oftalmoscopia direta realizada por um médico ao longo de uma hora.

Quando o bebê é examinado?

Idealmente o teste ocorre dentro de 72 horas após o nascimento (bebês com pelo menos 37 semanas no útero) e é feito na própria maternidade onde o bebê nasceu.

Por que se deve realizar o teste em recém-nascidos aparentemente saudáveis?

Os pais já se beneficiam de uma ampla gama de testes pré e perinatais. Uma década de pesquisa mostrou que muitos bebês precisam de intervenções precoces, e o Teste do Olhinho Ampliado é o único método a adicionar um exame eficaz para a visão. A captura das imagens é altamente eficaz e não exige que o bebê "fale" sobre problemas de visão. Uma vez que a doença é diagnosticada, os tratamentos para quase todos os problemas estarão prontamente disponíveis.

O que são doenças hereditárias da retina?

As doenças hereditárias da retina são raras, mas muitas vezes graves e são a causa mais comum de cegueira em muitos países. Como o estudo genético é complexo, os pais podem carregar o gene da doença e não saber disso. O Teste do Olhinho Ampliado pode detectar sinais de doenças hereditárias nas imagens e pode ajudá-lo a entender qual mutação genética está presente no seu bebê. Isso permite que os pais se conectem com novos tratamentos - incluindo a terapia genética, que promete restaurar completamente a visão prejudicada.

Quais outros testes estão disponíveis?

Atualmente, o único exame oftalmológico de recém-nascidos formalizado é o Teste do Olhinho Simples. Este exame deve ser realizado em todo exame de criança sadia até os 18 anos. Embora o Teste Simples detecte patologias como cicatrizes de córnea, catarata, reclusão pupilar, hemorragia vítrea e retinoblastoma, ele não detecta patologias da retina e tem baixa eficácia.

O que esperar do laudo do exame?

O teste do olhinho ampliado é um teste em que se observa a anatomia de toda a estrutura ocular. Desta forma se as estruturas anatômicas estiverem normais, não há doença, mas se apresentar alguma anormalidade aí sim associamos as estruturas ou o meio com a alteração e com uma possível doença.

bottom of page